Acabaram-se os selos verdes

 


Há 20 anos seria impensável que a vinheta emitida pelas seguradoras não fosse de cor verde e estivesse bem escarrapachada no vidro frontal do carro. O mesmo acontecia com o por vezes utópico quadradinho verde da inspeção do carro.

Contudo, e para grande tristeza dos agentes da autoridade que, em breve, vão ter de implicar com qualquer outro pormenor para poderem obter boas avaliações, foi ontem publicada em Diário da República uma portaria que elimina os dísticos comprovativos de inspeções periódicas obrigatórias e a vinheta do seguro já não tem de ser verde.

Quase há 20 anos, desde 1995, que a vinheta relativa ao seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel, emitida pelas seguradoras e entregue ao tomador do seguro juntamente com o certificado internacional de seguro (carta verde), devia ser de cor verde e segundo um certo modelo.

O Serviço Nacional de Seguros Português (o gabinete português de Carta Verde) não alterou o modelo da "carta verde", mas agora já não é obrigatório o requisito da cor; pode ser impressa em papel branco, incentivando, deste modo, o envio do documento por e-mail e prevenindo as sempre aflitivas perdas da carta ou os intermináveis atrasos justificados pelos CTT (e agora Allianz? Quem vão culpar pela vossa incompetência?).

No mesmo diploma, o executivo explica que, pela primeira vez, não vai regulamentar as características relativas aos dísticos comprovativos da certificação da realização das inspeções periódicas obrigatórias, dado que a regra legal que estabelecia a sua obrigatoriedade foi revogada, em 2012, com as alterações ao regime de inspeções técnicas de veículos, passando a ser a ficha de inspeção do veículo que serve de comprovativo.

"Popó Joli - o carrinho que é um mimo" é uma criação de Daniela Azevedo com assistência mecânica e eletrónica de Moto-Ciclo Arrudense

Comentários

Mensagens populares