Só deu BMW na CES 2022 (e o carro camaleão)

 

BMW iX M60

A CES (Consumer Electronics Show) 2022 foi este ano muito falada por ter apresentado um monte de novidades no setor da mobilidade. E aqui a BMW foi a marca rainha ao trazer a público gadjets de sonho como o BMW Theatre Screen, o iX M60 e o super mediático e instagramável iX Flow.

O BMW Theatre Screen é um painel flutuante de 31,3 polegadas com resolução até 8K que promete transformar a experiência dos passageiros dos carros da marca alemã numa viagem extra planetária. Com conetividade 5G, ligação a auscultadores por Bluetooth (para não perturbar o condutor!) e integração com serviços como Amazon Fire TV, o BMW Teathre Screen deve chegar ainda neste ano, mas só para a gama de automóveis de luxo da marca, contando ainda com recurso que, ao acionar o ecrã, faz com que umas cortinas cubram as janelas para que se tenha uma verdadeira experiência de "car cinema". Sou só eu que estou a recuar ao Citroën DS, não sou? E aos Porsche 993 Turbo Cabriolet?

Do BMW iX M60, além de ser um desportivo, pode dizer-se que o modelo é um inovador elétrico com autonomia até 575 km com uma carga e que pode ir dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos. E deve chegar em junho. E não se sabem preços. Pronto, review feita.

Agora... o BMW iX Flow! Atrevida, a Bayerische Motoren Werke vê um futuro no qual os carros possam, ao melhor estilo "camaleão", literalmente mudar de cor. Mas não só... a ideia é que o dono do carro possa personalizar completamente a aparência do automóvel, como se estivesse numa espécie de realidade virtual, paralela... como se fosse uma influencer num vídeo de resoluções de ano novo depois de ter passado 45 vídeos a dizer que preto é que era. 

A tecnologia Eletronic Paper Display ou EPD, funciona adicionando um corpo laminado a um material especial (eletroforético) que contém microcápsulas com partículas brancas, pretas e coloridas, que reagem à eletricidade e mudam a cor do carro. Ou seja, é como se toda a carroçaria se transformasse num grande painel interativo, para adotar qualquer padrão visual de acordo com a vontade do dono.

No capítulo da malta com menos €, a Stellantis, que representa marcas como a Fiat, a Citroën, a Jeep e outras, também apresentou diversas novidades de novos veículos e integrações inteligentes que devem chegar aos seus novos projetos automobilísticos em breve. Uma delas é um veículo de carga autónomo que promete ser uma alternativa mais inteligente para deslocações de curta distância.

Ah e vem aí um Fiat 500 com bateria de capacidade até 320 km com uma carga completa.

E a Sony que fazia walkmans nos anos 80 e se popularizou com a Black Trinitron agora também vai fazer veículos elétricos. Durante a feira, a marca japonesa até já apresentou alguns protótipos de SUV - o Vision-S 02, que utiliza sensores e tecnologias já desenvolvidas pela empresa.

Comentários

Mensagens populares