Como estamos depois da mudança da hora?



Na passagem da madrugada sábado para domingo os relógios atrasaram uma hora e, por isso, ganhámos mais uma hora - de sono ou de diversão. Claro que o castigo por uma noite mais bem vivida ou dormida é passarem poucos minutos das 18h00 e ser noite cerrada.

Portugal está, agora, no fuso horário UTC, o mesmo do Reino Unido. Como o debate relativo ao fim da mudança da hora na União Europeia continua em aberto, a próxima mudança de hora acontecerá daqui a seis meses, a 29 de março de 2020 - e continuaremos a acertar os relógios pelo menos até 2021, como sempre aconteceu até aqui.

Se a mudança horária for mesmo abolida, Portugal terá de escolher manter o horário de inverno ou o de verão.

A questão é que, como o horário de inverno vigora menos tempo do que o de verão, vale a pena ou não a "sangria" desatada de andar a mudar a hora em tudo quanto é lado? No Popó Joli não, nem pensar. Tempos houve em que o seu "muito avançado" relógio digital ainda mostrava números (algo que já não acontece atualmente). Mas mesmo assim a trabalheira, nesse ou em qualquer outro relógio de carro, não compensa - fica assim; é só fixarmos que até março temos lá marcada uma hora a mais.

No micro-ondas também nos arriscamos a perder horas e nunca conseguir sair do menu "aquecer", "aquecer muito", "pôr a ferver e dizer palavrões ao pegar na tigela".

Os relógios de ponteiros, como o da cozinha ou o da casa de banho, também vão ficar assim até que me arrelie tremendamente.

Assim, fé no smartphone e quanto ao carro... até março :)



"Popó Joli - o carrinho que é um mimo" é uma criação de Daniela Azevedo


Comentários

Mensagens populares