Fui à prova e passei!



A inspeção técnica de veículos (ITV) ou inspeção periódica obrigatória (IPO) é sempre um momento de ansiedade para mim. Não gosto nada de lá ir! Todos os anos me fazem testes, travam-me, chocalham-me, puxam-me os cintos, ora acende luzes, ora apaga luzes, ora liga os limpa pára-brisas, ora piscas... vá lá... frenómetro de rolos. Soa ou não soa a instrumento de tortura? Fico tão nervoso e confuso com aquilo dos computadores que este ano estive quase a fazer birra e a armar uma cena de "empurrem-me se querem que me mexa"! Mas não foi preciso. Ia gerar uma crise familiar e achei melhor não.

Eu sei que já não sou jovem e, por isso, as minhas luzes são mais fraquinhas do que as dos outros companheiros de estrada, os meus travões são diferentes (a minha dona diz que primeiro eu penso em travar, depois decido travar e só finalmente travo), os meus vidros e espelhos têm que ser manuseados com jeito porque os meus plásticos já passaram por muitos sóis, os meus sapatos são diferentes dos que vinham na minha certidão de nascimento (livrete) e os senhores fazem muitas perguntas. É a meia hora mais longa de todo o ano!

Na véspera, anualmente a situação repete-se em casa... Travões, luzes, eventuais perdas de óleo, amortecedores, fumos... tudo controlado. E voltei a portar-me bem: passei! Só que... ai, um dos meus quadradinhos de marcha-atrás fundiu-se e ninguém reparou.


Pronto, já arranjei planos de fim de semana para quem cuida de mim...

"Popó Joli - o carrinho que é um mimo" é uma criação de Daniela Azevedo

Comentários

Mensagens populares