Estudo identifica as duas janelas do carro que devem ser abertas para prevenir a CoViD-19


Permitir o fluxo de ar fresco dentro do seu carro pode ajudar a prevenir a transmissão do SARS-CoV-2.

Se apanhar um táxi ou um Uber já sabe que, nesta fase, tem de usar máscara e abrir as janelas do carro. É obrigatório e, por certo, o taxista também o vai encaminhar logo para os bancos de trás. Mas agora, em complemento, um novo estudo identificou quais as janelas que deve abrir para garantir uma maior proteção contra a propagação do coronavírus.

De acordo com um grupo de investigadores da Universidade de Massachusetts Amherst e da Brown University, abrir a janela o mais longe possível de onde está sentado no carro fornece mais fluxo de ar e proteção para o motorista e para o passageiro. Por exemplo, no caso de se sentar no banco traseiro e em diagonal com o motorista, o motorista sentado no banco da frente esquerdo de um carro deve abrir a janela da frente direita e um passageiro no banco traseiro direito deve abrir a janela traseira esquerda.

Para chegar a esta conclusão foi usado um modelo de computador para simular um Toyota Prius a 80 quilómetros por hora, com um motorista no banco dianteiro esquerdo e um passageiro sentado no banco traseiro direito. Foram analisadas as trocas de ar por hora em seis cenários diferentes de janelas abertas e presumiram que o ar-condicionado estava ligado em todos eles.

A abertura de todas as janelas resultou no melhor fluxo de ar, ainda que tal não seja propriamente confortável nestes dias de frio, vento e chuva que têm marcado este início de fevereiro.

Curiosamente, a facilidade de fluxo de ar fornecida pela abertura das janelas frontais esquerda e traseira direita (ou seja, as mesmas janelas onde os passageiros estavam sentados, em vez das janelas opostas) era "um pouco maior" do que o cenário onde todas as janelas estavam fechadas. Abrir uma terceira janela também teve pouco efeito sobre o fluxo de ar útil.

Outra razão pela qual abrir as janelas opostas é tão eficaz? O fluxo de ar que entra pela janela traseira esquerda e sai pela janela dianteira direita funciona como uma "cortina de ar" que separa o passageiro do motorista, escreveram os autores do estudo.

"Popó Joli - o carrinho que é um mimo" é uma criação de Daniela Azevedo com assistência mecânica e eletrónica de Moto-Ciclo Arrudense

Comentários

Mensagens populares