Pneus amigos do ambiente? O Popó Joli sabe escolher


Desta vez o Popó Joli vem falar-vos da escolha de pneus eficientes, que representam até 20% do consumo de combustível, contribuindo para reduzir também o impacto ambiental.

Na compra de pneus novos, consultem sempre a etiqueta de eficiência energética, podendo haver variações de consumo superiores a 7% entre as categorias. Relativamente à avaliação do ruído exterior, a indicação surge no fundo da etiqueta. É expressa em decibéis e representada até três barras. E quanto mais barras preenchidas, maior o ruído exterior do pneu...

Já quanto à aderência em piso molhado, a informação pode ser consultada no lado direito da etiqueta. Tomem nota de que os pneus com aderência "excelente" têm menores distâncias de travagem em piso molhado.

Esta informação que vos dou pode ser útil, mas não suficiente, pois exclui outras características importantes para avaliar o desempenho global, como, por exemplo, se um pneu dura menos quilómetros do que outro. Mas é uma referência a levar em conta quando decidirem trocar de pneus ao vosso carro.

"Popó Joli - o carrinho que é um mimo" é uma criação de Daniela Azevedo 

Comentários

Mensagens populares