Peugeot 508 vence Carro do Ano 2019 em Portugal



O Peugeot 508 venceu o prémio principal do Carro do Ano 2019 e a classe de Executivo do Ano 2019. Esta é a segunda vitória do 508 neste troféu em Portugal. O anúncio foi feito hoje, na cerimónia de entrega de prémios, que decorreu no Lisbon Secret Spot, nos Montes Claros, em Lisboa. Foram distinguidos os vencedores das diversas Classes do Carro do Ano, e atribuídos os prémios Personalidade do Ano e Tecnologia e Inovação.

Ao longo de quatro meses os 19 jornalistas do júri realizaram testes aos 23 modelos que se apresentaram a concurso na 36.ª edição deste prémio, organizado pelo Expresso e pela SIC Notícias.

O Peugeot 508 acabou por merecer a preferência da maioria dos jurados na ronda de votação final onde se defrontou com outros seis finalistas: Audi A1, DS7 Crossback, Hyundai Kauai Electric, Kia Ceed, Opel Grandland X e Volvo V60.


Esta é a segunda vez que o modelo do segmento D da marca francesa demonstra as suas qualidades e conquista os jurados do troféu mais importante da indústria automóvel no nosso país. A primeira foi em 2012. A arquitetura do "design" exterior e interior, a componente tecnológica e as sensações dinâmicas revelaram-se determinantes para eleger o Peugeot 508 como sucessor do Seat Ibiza como Carro do Ano em Portugal.

Nos testes dinâmicos foram avaliadas as valências de cada candidato em matérias tão diversas como "design", comportamento e segurança, conforto, ecologia, conectividade, conceção e qualidade de construção, performances, preço e consumos.

Votação do público em estreia

A introdução da votação do público foi uma das principais novidades da edição de 2019. Os visitantes da exposição com todos os automóveis a concurso, que decorreu no final do mês de janeiro, no Campo Pequeno, em Lisboa, votaram no seu automóvel preferido. O automóvel mais votado pelo público, através de uma plataforma digital disponível no local, contribuiu para o apuramento dos sete finalistas.

A criação de um galardão anual designado por "Carro do Ano" visa premiar o modelo que represente, simultaneamente, um avanço tecnológico significativo no âmbito do mercado automóvel nacional e o melhor compromisso para o automobilista português em termos de economia (preço e custos de utilização), segurança e agradabilidade de condução.

Aqui fica a lista dos vencedores das classes do carro do ano:

Citadino do Ano
- Audi A1 1.0 TFSI 116 CV

Familiar do Ano
- Kia CEED Sportswagon 1.6 CRDi 136 CV

Executivo do Ano
- Peugeot 508 2.0 BlueHDI 160 CV

Grande SUV do Ano
- Volkswagen Touareg 3.0 TDI 231 CV

SUV Compacto do ano
- DS7 Crossback 1.6 Puretech 225 CV

Ecológico do Ano
- Hyundai Kauai EV 4x2 Electric

Comentários

Mensagens populares